Doenças oculares

Tipos de inflamação nos olhos

Crianças, jovens, adultos, idosos… Todos já tiveram algum tipo de inflamação nos olhos. Seja por problemas de saúde do próprio organismo, ou também por fatores externos, as inflamações nos olhos causam desconforto e podem incomodar a pessoa por vários dias seguidos, inclusive evoluindo para casos mais graves que exigem acompanhamento médico próximo.

Imagem: melhorcomsaude.com

Imagem: melhorcomsaude.com

A grande dificuldade das pessoas está justamente na confusão que surge ao identificar quais os tipos de inflamações nos olhos… Você sabe quais são as mais frequentes? Os médicos concordam que existem três inflamações mais comuns na sociedade: conjuntivite viral, terçol e calázio. Saber reconhecer as diferenças entre estes três problemas é o primeiro passo para solucionar a inflamação ocular com rapidez, segurança e eficácia.

Inflamação nos olhos: conjuntivite, terçol e calázio
Vamos começar por aquele que é mais comum e que as pessoas identificam com mais clareza, o terçol, uma inflamação nos olhos que surge nas glândulas da pálpebra e que provoca elevação de um nódulo avermelhado sensível ao toque, ou seja, ao tocar a pessoa sente dor imediatamente. A boa notícia é que através de compressas de água morna o terçol pode diminuir e até sumir após alguns dias, porém se nada surtir efeito, o uso de antibióticos e anti-inflamatórios é indicado.
Outra inflamação nos olhos que a população conhece bem é a conjuntivite viral, isso porque é um problema que pode ser transmitido entre pessoas com certa facilidade, principalmente em ambientes fechados como escolas e locais de trabalho. Os principais sintomas são: olhos vermelhos; sensação de presença de ciscos; pálpebras inchadas; secreção excessiva; visão borrada e coceira constante.
A terceira inflamação nos olhos mais comum é o calázio, este considerado um problema crônico nas glândulas e que surge quando o terçol não se desenvolve por completo, o que dificulta sua identificação. Um detalhe curioso é que o calázio provoca elevação de um nódulo, assim como terçol, porém não causa dor ao tocar. É um tipo de inflamação ocular que deve ser tratada com intervenção cirúrgica.

O que provoca a inflamação nos olhos?
Além de doenças causadas por traumas oculares e outros males, o clima seco é um grande vilão das inflamações nos olhos. O motivo principal é que o tempo sem umidade dificulta a lubrificação do globo ocular e deixa os olhos mais expostos.
Outros fatores que podem acelerar o surgimento e avanço das inflamações oculares é ficar olhando fixamente, por horas seguidas, em telas de computadores, celulares, tablets ou mesmo assistir televisão o dia inteiro. O que acontece é que em tais situações as pessoas piscam menos do que o normal, ou seja, não ocorre a lubrificação indicada para evitar as inflamações nos olhos.
O ideal é fazer pausas, em casa ou no trabalho, sempre que sentir os olhos secos ou mesmo coceira. Sobre usar colírios para evitar um dos três tipos mais comuns de inflamação nos olhos, a melhor saída é procurar um especialista que poderá indicar os produtos certos dependendo do tipo e gravidade do problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.