Lentes de contato

Por que não usar lentes de contato vencidas

Por estar em contato direto com os olhos, as lentes de contato exigem um cuidado redobrado. Do uso à limpeza, elas são são afetadas por fatores fisiológicos, como a própria lágrima, e também exteriores, como a poluição. Outro fator importante a ser levado em conta é o prazo de validade. 

 

Existem lentes de contato de uso anual, mensal, semanal e até mesmo diário e, para evitar complicações à saúde ocular, o ideal é sempre respeitar o prazo de validade e as recomendações de uso e de descarte do fabricante. Esse tempo de validade varia de acordo com o tipo da lente, e é regulado de acordo com a norma estabelecida pela ABNT no Brasil. Existem dois tipos de lentes de contato: as gelatinosas e as rígidas. As gelatinosas, apesar de mais confortáveis e maleáveis, duram menos pois propiciam um ambiente ideal para a proliferação de microrganismos já que contém mais água em sua composição. Em média, podem durar até um mês nas versões descartáveis, ou até um ano, quando feitas sob medida.

 

As lentes rígidas, no entanto, podem durar até quase dois anos e são menos propícias a fungos e bactérias. Isso porque são feitas à base de polimetil metacrilato, um tipo de plástico que permite a oxigenação da córnea. Apesar de sua maior durabilidade, elas podem ser mais desconfortáveis e bem específicas, feitas sob encomenda. 

 

Outro fator essencial para a duração das lentes de contato são os cuidados do usuário. Tudo vai depender da quantidade de vezes que elas são utilizadas, bem como o tempo e, principalmente, nos cuidados com a higienização e conservação das mesmas. 

 

Usuários expostos a ambientes com ar-condicionado por tempo prolongado ou higienizações inadequadas reduzem a vida útil das lentes de contato, além de correr o risco de contrair infecções. Realizar a limpeza regularmente com soluções próprias, lavar as mãos antes de colocar e retirar as lentes, evitar coçar os olhos e retirá-las antes de dormir são alguns dos cuidados mais básicos e que fazem toda a diferença.

 

Por isso, fique atento ao menor sinal de desconforto o usuário deve visitar o médico oftalmologista para evitar complicações. Além disso, realizar visitas de rotina (ao menos uma ao ano) também ajuda a manter a saúde ocular em dia. 

 

 

Ouça o post

O artigo escrito por:

Profissional Técnica Óptica, é formada em Técnico Óptico no Senac Tiradentes e tem mais de 18 anos de experiência na área. Tem conhecimentos avançados sobre lentes de contato, podendo facilmente identificar, interpretar e aplicar tecnologias disponíveis para adaptação de lentes de contato.

Join the discussion

  1. Anya

    É.. eu achava que por usar pouco poderia durar mais… vou jogar as minhas lentes fora (devo estar usando há 2 meses)… não quero correr o risco de ficar cega depois por conta da minha “mesquinhez”!!

  2. Ethiene

    Tenho uma conhecida que a lente dela não chegou a estar vencida, porém pegou uma bactéria mto forte que ela teve que retirar o globo ocular, hoje ela vive com uma protése….

    É mto importante o cuidado para evitar problemas maiores.

  3. victor

    ja lançaram uma q dura um ano, compensa comprar ela qq é um pouco mais cara do q comprar as tres q duram um mes cada

  4. Ana Paula

    Bom mesmo é conversar com seu oftalmo, porque existem várias lentes diferentes. A indicação da caixinha da minha lente diz que eu devo trocá-la a cada dois meses, porém minha oftalmo me explicou que a minha lente não tem problema eu usar por até três meses. Na dúvida sempre use a recomendação da caixinha. 🙂 E visite o médico sempre, pra acompanhar direitinho.

    • lenteseoculos

      O melhor é sempre seguir orientações médicas e o que está determinado na caixinha. Obrigado pela visita!

  5. Vanessa Monteiro

    Poxa , tô usando a minha há 9 meses só em dias específicos , tá um horror já :T

    • lenteseoculos

      Vanessa, utilize sempre até o prazo de validade, afinal seus olhos valem mais que as lentes né? Obrigada pela visita!

  6. Luciano

    Agora que vi essa matéria vou jogar fora as lentes que estou usando a pelo menos 2 meses. O inchaço ocular já senti, assim como embaçamento. Acho que voltarei a usar óculos pelo menos até poder fazer a cirurgia corretiva.

    • lenteseoculos

      Luciano, cuide de sua saúde ócular, pois as vezes o barato sai caro!

  7. joao paulo

    bom eu tenho uma lente branca q parece olho de lobo e ela ja vence e queria sabe se podia usa agora eu sei q n pode usa obr

    • lenteseoculos

      Olá João Paulo, a melhor coisa é só usar durante a validade.

  8. Dary

    O óculos que uso atualmente já tem mais de 8 anos, Sinto, não corresponde mais às minhas necessidades. Seu uso causa que sintomas à visão.

    • lenteseoculos

      Dary, melhor coisa procurar um oftalmologista o mais rápido possível. 😉

  9. Christian Castro

    Lixo de texto, carente de informações técnicas e tendencioso com o intuito de fazer as pessoas gastarem mais dinheiro com lentes. Se você mantém suas lentes no estojo, imersas em solução opti-free, você pode preservá-las por vários meses, sem risco de infecção, criação de colônia de bactérias, fungos etc. Depois é só higienizá-la em água corrente, friccionando contra os dedos, aplicar mais solução anti-séptica, por no olho e pronto. Nunca me deixarei enganar por gente financiada por fabricante e esbanjarei meu dinheiro com coisa supérflua. Tentem outra vez. Falou!

    • Pablo vinicius

      Verdade!!! se vc usa o renu ou Opti free não tem como pega fungos na lente de contato pq afinal fungos é uma bacteria e o renu e antibacteriano

    • Matheus Masioli

      Pablo Vinicius uma vez lavei as lentes em água corrente e ficou ressecada, depois disso nunca mais. Quando vc lava elas continuam lubrificadas?

    • Priscilla

      Christian Castro essa coisa de tirar as lentes da solução e friccionar ela nos dedo e lava-la em em agua corrente depois lavar na solução está incorreto o correto mesmo é tirar da solução e lavar novamente com a solução não pode lavar com aguá.

  10. Flávia

    Estava usando uma lente vencida sem me dar conta disto, até que uma vez fiquei com o olho esquerdo nublablo, vermelho, dolorido. Isso faz um mês e até agora sinto uma leve pressão no olho. Tô usando óculos direto. Será que está infeccionado?

    • Pablo vinicius

      lente de contato e a maioria das vezes da inchaço ou vermelidão isso e normal

  11. Gabriel Matheus Dias de Souza

    A minha lente de contato e válida por três meses … Sendo que já passou o prazo de três meses … Sendo que ela estar em ótimo estado … Mais quando eu a uso DPS que eu tiro minhas vistas ficam super vermelhas e não consigo ficar de olho aberto De jeito álgum pois DOI muito…

  12. Karina

    Olá. Eu uso lente de contato ah 3 anos com a duração de 1 ano , atualmente tive um problema minha lente do olho esquerdo começou a machucar muito mas nao parecia um corpo estranho como ja aconteceu algumas vezes por bactérias estava realmente machucando nao aparece nenhum rasgo nao consigo ver oque pode ser ? Lente gelatinosa

  13. rita

    as vezes uso lentes vencidas, nao vou usar mais, ja tive duas vezes derrame ocular sera que foi as lentes

  14. ANA CAROLINA V VIANA

    tenho uma lente de contato colorida da ciba vision colorbrlends que venceu mês passado,ela está lacrada,posso usar ?

  15. Devayane

    Tenho uma lente de contato que nunca usei ,esta lacrada na caixa, porem o prazo de validade já venceu, será que posso usar? Vai dar algum problema?

  16. regina beltramin

    Lentes de contato , hermeticamente fechada na embalagem original de fabrica, a mas vencida há um ano pode ser usada, por uma noite apenas, num período de 8 horas e depois ser descartada.

  17. Vinícius Graça

    Eu encontrei duas caixas de lentes de contato no meu guarda -roupa. Elas foram compradas em 2015. Ainda estão intactas e nem mesmo as caixas foram abertas, muito menos os pares de lentes. Por estarem fechadas, ainda estão na validade?

  18. Priscilla

    Estou usando lentes há dois meses fico com ela o dia todo a minha tem duração de um ano, sei que só posso ficar com ela durante 12 hrs por dia mais tem dias que passo 16hrs isso pode mim prejudicar

  19. Fabíola

    Eu tenho lentes descartáveis ainda fechadas em suas embalagens, mas cuja data de validade já venceu. Ainda posso usá-las?

    • Lentes e Óculos

      Olá Fabíola.

      Não pode usar, já que elas venceram. Isso pode ocasionar diversos problemas aos seus olhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.