Saúde

Poluição X Visão

Poluição na cidade

Poluição na cidade

O nível de poluição aumenta a cada dia nas cidades grandes, nas cidades com mais de 100 mil habitantes a média de poluição do ar por metro cúbico é o dobro do recomendado (no caso, seria 40 microgramas). A primavera chegou e com ela as queimadas também, assim a qualidade do ar piora e então quem mais sofre com tudo isso são os nossos olhos.

Como o ar fica mais poluído nessa época, é normal que tenhamos o olho seco, alergia ocular, inflamação da córnea e conjuntivite. E não é só isso, as pessoas alérgicas também ficam ruins, e é comprovado, que em um grupo de 10 pessoas alérgicas, 6 desenvolvem problemas oculares. Mas é estranho pensarmos como uma coisa influencia a outra, o que acontece é que a coceira nos olhos que a alergia provoca evolui o ceratocone, sendo a doença de maior causa de transplante no Brasil. A pessoa alérgica, deve evitar ao máximo coçar os olhos.

Irritação dos olhos

Irritação dos olhos

Durante esse período, nossos olhos ficam mais secos, pois quanto maior for a quantidade de poluentes no ar, a evaporação da lágrima aumenta, isso ocorre mais entre as mulheres (por causa das oscilações hormonais) e nas pessoas que usam lente de contato. O ideal é sempre manter o corpo hidratado, sempre consumir semente de linhaça, que previne o ressecamento da lágrima.

Há pessoas que são portadoras de olho seco crônico ou alergia ocular, então elas estão mais expostas a contrair ceratite (inflamação da córnea), podendo até levar a cegueira. Os sintomas dessa doença são: vermelhidão, lacrijamento, dor, secreção amarela, aversão a luz e visão turva, ao sentir qualquer um desses sintomas, procure um oftalmologista. Por isso, sempre esteja com as mãos limpas, não fique sempre tocando o olho, não divida maquiagem com ninguém, beba bastante água para ajudar a hidratação ocular, ao sentir algo, evite usar lente de contato e o uso de ar condicionado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.