Óculos escuros

Os óculos de sol para bebê são recomendados?

 

bebê com óculos de sol

Nós já sabemos que usar óculos de sol é muito importante para proteger os olhos dos raios UVA e UVB, mas será que os bebês também precisam dessa proteção?

A visão é desenvolvida até os 10 anos de idade e, durante esse período, é essencial que a criança tenha diferentes tipos de estímulos visuais, sejam eles de cores, formas ou brilho. Por esse motivo, é recomendado o uso equilibrado de óculos de sol em bebês. O que isso significa? Que os bebês podem sim utilizar o acessório em momentos de sol intenso ou em quando serão expostos ao sol, por muito tempo, mas que, no dia a dia, eles são dispensáveis.

A recomendação então é que crianças muito pequenas usem principalmente outros tipos de proteção solar, como chapéus e bonés e que não sejam expostas ao sol intenso. Usar óculos escuros desde os primeiros meses pode prejudicar o desenvolvimento das células oculares, causando problemas posteriores como a fotofobia (sensibilidade excessiva à luz).   Os cuidados com a visão desde a infância ainda ajudam a prevenir doenças oculares como a catarata, a fotoceratite (inflamação da córnea por queimadura de primeiro grau) e a degeneração macular.

Além da frequência de uso, que deve ser controlada, vale lembrar que os óculos devem ser comprados em locais de confiança para garantir que eles tenham os filtros UVA e UVB. Para bebês, recomenda-se ainda o uso de óculos com lentes de policarbonato, que são mais resistentes e armações de materiais mais flexíveis, como o plástico.  É importante também optar por lentes de tonalidade média, já que as muito escuras podem causar cansaço na vista e prejudicar a capacidade visual.

Ouça o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.