Curiosidades

Olhos Vermelhos na foto: porque isso acontece, afinal?

É seu aniversário! Muitos convidados, decoração impecável, comida e bebida de primeira! Você esperou o ano todo por esse dia e tirou muitas fotos com todos os convidados. Na hora de escolher e postá-las, a surpresa: seus olhos saíram vermelhos e quase todas! É frustração na certa! Você sabe por que isso aconteceu e como evitar em próximas fotos? Existe uma explicação científica.

Imagem: healcure.org

Imagem: healcure.org

Os olhos vermelhos fotos ocorrem quando uma câmera com flash atinge a retina, que é irrigada por milhares de vasos sanguíneos, dando um tom laranja-avermelhado aos olhos. Isso ocorre devido a velocidade do flash que não dá tempo para as pupilas se contraírem e evitarem que a luz entre diretamente nos olhos. Uma ótima dica é usar a luz natural do ambiente para tirar fotos olhos, evitar o uso do flash muito forte ou não olhar diretamente para ele. Isso pode ser percebido em fotos com diversas pessoas. Quem olhou para o flash ficou com o olho vermelho, quem não olhou diretamente para a luz, não ficou. Quanto mais escuro for o ambiente a ser fotografado, maiores as chances dos olhos ficarem vermelhos na foto. Portanto, a escolha do ambiente de fundo é essencial.

O consumo excessivo de álcool também pode causar o efeito. Sim! Porque com a embriaguez, os reflexos se tornam mais lentos, assim como a reação dos olhos em fechar e abrir em contato com a luz. Outro motivo pode ser o caso de pessoas com pupilas naturalmente maiores ou com uma quantidade pequena de melanina nos olhos (olhos azuis ou verdes) tornando-as propensas a saírem com os olhos vermelhos nas fotos.

Mas é preciso ficar atento! O olho vermelho também pode ser sintoma de alguma doença grave, como tumor ou catarata. Observe se o fenômeno do olho vermelho ocorre em apenas um olho e investigue junto a um médico oftalmologista sua causa. Observe bem as crianças nas fotos. Existem muitos casos de pequenos que foram salvos pelas mães terem observado alguma alteração na fotografia. Doenças como o estrabismo, podem ser identificadas caso apenas um olho da criança fique vermelho. Outro alerta é para um brilho branco nos olhos das crianças, que pode ser sinal da doença de Coats ou alguma infecção ocular, e até mesmo câncer.

Algumas câmeras fotográficas possuem um mecanismo específico para evitar os olhos vermelhos (detector de olhos vermelhos). Verifique em seu celular ou câmera esta função e ative-a em caso de fotos noturnas. Ao acionar essa função, o flash dispara duas vezes, fazendo com que as pupilas tenham tempo hábil para se dilatarem antes da fotografia. Caso sua câmera não tenha esse recurso, contraia a pupila antes da foto com a ajuda de uma luz próxima, como a lanterna de uma celular ou não olhe diretamente para o flash.

São dicas simples que podem te ajudar a não se frustrar com fotografias cheias de olhos vermelhos. Fique sempre atento ao ambiente a ser fotografado. Acenda luzes! E, em caso de flashes, olhe para a pessoa que está fotografando, ao invés de olhar diretamente para a câmera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.