Celebridades

Olhos de David Bowie: Você sabe o que é anisocoria?

Imagem: feelguide.com

Imagem: feelguide.com

Você já conheceu pessoas que têm olhos diferentes um do outro? Isso pode ocorrer devido a heterocromia, que é responsável por olhos cada um de uma cor ou devido um problema com as pupilas, que possuem tamanhos diferentes. Esse fenômeno é conhecido como anisocoria. A pupila é a parte do olho responsável pela entrada de luz, se modificando de acordo com a quantidade de iluminação que recebem. Geralmente, essa mudança é igual para os dois olhos. Quando ocorre uma diferença no tamanho da abertura da pupila, é constatada a anisocoria, seja ela patológica ou fisiológica.

A anisocoria fisiológica não é sinal de nenhuma doença e pode ter traços hereditários. Já a patológica pode ser causada por traumas, tumores, meningite, AVC, convulsões e síndrome de Horner e deve ser investigada por médicos, podendo causar a cegueira e até mesmo a morte do paciente.

Olhos David Bowie

Uma personalidade muito famosa no mundo da música conviveu por anos com a anisocoria e até virou sua marca registrada. Mas você sabe por que o cantor David Bowie tinha esse problema? Vamos contar sua história de forma breve.

David Robert Jones, como é seu nome de batismo, se apaixonou por uma garota, Carol Golsdmith, em meados de 1961, quando tinha 14 anos. Porém, seu melhor amigo, George, também era apaixonado pela mesma garota, mas David levou a melhor. No dia seguinte, contando vantagens aos amigos a respeito da conquista, George, se irritou e deu um soco no olho de David. Segundo George, não foi necessariamente um soco, mas enquanto brigavam, acertou seu olho com a unha. David foi levado para a enfermaria da escola, mas sem muita preocupação, pois o soco não havia sido dado com tanta força. Ao realizar a aplicação de compressas frias nos olhos, a enfermeira notou que os danos eram mais sérios, encaminhando o estudante para o hospital.

Após exames, os médicos notaram que os danos foram causados no músculo no olho esquerdo, resultando na alteração na pupila, que não se contraia ou dilatava. David poderia ter ficado cego ou perder o olho, mas os médicos conseguiram fazer com que a visão permanecesse intacta, alterando somente a parte estética.

No início, o astro se sentiu mal com sua aparência, mas com o tempo e o sucesso, passou a aproveitar a alteração para seu visual, com aparência andrógena e exótica. Por isso, David, passando a adotar o nome de David Bowie, ficou conhecido como o camaleão do rock.

David Bowie olhos com anisocoria! Esse foi sua maior característica durante sua carreira e ficará marcado para sempre como referência. David Bowie fez muito sucesso, com suas músicas autorais, como Starman e Heroes, e parcerias de sucesso, como Under Pressure, com Freddie Mercury. O cantor faleceu em 10 de janeiro de 2016, em decorrência de um câncer, e deixou um legado criativo e influente no mundo da música. Um problema de saúde nos olhos acabou sendo a marca registrada de um dos maiores ídolos da música mundial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.