Lentes de contato

O uso frequente do Face Shield pode prejudicar a visão?

Com a fácil transmissão do novo Coronavírus, governos e empresas de todo o mundo estão buscando formas de oferecer proteção à sociedade. Isolamento social, álcool gel e uso de máscaras foram algumas das medidas mais difundidas. Mas outra opção que vem sendo cada vez mais utilizada são as chamadas “face shield”.

Feito com plástico transparente e preso à cabeça por uma tiara, esse acessório é mais utilizado por profissionais da saúde e pessoas que trabalham com atendimento. Mas ele não é restrito para esse público e já é possível encontrar as face shields à venda em diversas farmácias e lojas pelo país.

Quais as vantagens de investir nesse acessório?

Naturalizar o uso de máscaras já está sendo um processo difícil em algumas cidades. A falta desse costume no Brasil, gera diversas reclamações, como sensação de falta de ar e aperto no rosto. Mas, aos poucos, todos estão entendendo os benefícios que esse cuidado traz.

O uso do face shield ainda não foi difundido e é raro encontrar pessoas usando esse acessório. No entanto, as vantagens valem à pena. Com ele, é mais difícil conseguir tocar os olhos, nariz e boca; seu uso não tem limite de tempo e é reutilizável após o correto processo de limpeza; e toda a região do rosto é protegida.

Mas atenção: o seu uso não substitui as máscaras. Pelo contrário, complementa. Algumas pessoas ainda usam a proteção de pano de maneira equivocada, deixando o nariz exposto ou o acessório muito solto. Com o face shield, há uma proteção extra para casos de erros.


A relação com problemas oculares

Quem precisa de algum tipo de correção visual, afirma que usar esse acessório por muitas horas seguidas diminui a capacidade de enxergar. O que obriga o usuário a forçar a vista para realizar tarefas que antes eram mais simples. 

Mas o que se sabe até agora é que o face shied não prejudica ou interfere no grau dos pacientes. Isso porque o material desenvolvido para o uso da máscara não tem nenhum poder refrativo, sendo cuidadosamente elaborado para que não tenha nenhum tipo de alteração positiva ou negativa de grau.

Ele pode ser usado sem contra indicações, contanto que acompanhado dos óculos ou lentes de contato quando necessário.

Pelo contrário, usar somente a máscara pode ser mais prejudicial no dia-a-dia, tendo em vista que o embaçamento das lentes do óculos é um problema comum entre quem a usa. Situação essa que não ocorre com o protetor facial.

-Fonte adicional: https://www.nytimes.com/2020/05/24/health/coronavirus-face-shields.html

Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.