Doenças oculares

O que é úlcera de córnea?

Existem vários problemas relacionados à visão que afetam diretamente a qualidade de vida das pessoas. De crianças a idosos, todos estão sujeitos a situações que podem prejudicar a visão e tornar a vida mais difícil. Entre os males comuns aos olhos, a úlcera de córnea é um problema que cada vez mais chama a atenção e preocupa especialistas e pacientes.

Imagem: mundodastribos.com

Imagem: mundodastribos.com

Caracterizada por uma grave erosão ocasionada pela ausência de tecido da córnea, ou ainda por lesões que eliminam o epitélio na parte externa que serve como cobertura da córnea, este tipo de úlcera de córnea e pode surgir subitamente e exige tratamento imediato, justamente para evitar que a doença avance rapidamente. A úlcera de córnea pode surgir após infecção por fungos, bactérias, protozoários, vírus e também por contato com substâncias químicas.

Dormir com lentes de contato, uso inadequado das próprias lentes, falta de vitamina A, corpos estranhos no olho, falta de lubrificação na córnea por problemas nas pálpebras e até mesmo alergias oculares podem levar ao quadro de úlcera de córnea.

Quais são os sintomas da úlcera de córnea?

A detecção prévia da úlcera de córnea é fundamental para evitar o agravamento da doença e seu avanço, assim como iniciar o quanto antes os tratamentos indicados. Quanto aos sintomas, é essencial analisar: vermelhidão, dor nos olhos e lacrimejamento excessivo. O ideal é visitar o oftalmologista para verificação de edemas na pálpebra, secreção mucopurulenta, falta de nitidez na visão e incômodos provocados por incidência de luz (fotofobia).

Tais análises são laboratoriais e microscópicas, portanto somente um oftalmologista pode realizar os exames necessários para chegar a um diagnóstico preciso. Também é realizada uma coleta de material para realização de exames mais profundos em meio de cultura e antibiograma.

Úlcera de córnea: tratamentos e cuidados necessários

Após diagnóstico definitivo de úlcera de córnea, o tratamento deve ser iniciado imediatamente com o uso de medicamentos específicos para combate à doença. Combinação de antibióticos e colírios especiais ditam os principais tratamentos, porém, somente podem ser aplicados com orientação médica clara e de acordo com a necessidade e gravidade da úlcera de córnea.

No dia a dia, uma boa técnica para evitar o surgimento e/ou agravamento da úlcera de córnea é cuidar muito bem da limpeza das lentes de contato e na manipulação das mesmas. É fundamental lavar as mãos antes de colocar as lentes. Outro detalhe é sempre utilizar óculos de sol, de qualidade reconhecida, quando sair de casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.