Doenças oculares

Doenças que afetam os olhos temporariamente

Doença nos olhos

Doença nos olhos

Por mais que tomemos cuidados, há certos tipos de doenças oculares que são inevitáveis. O jeito é cuidar e prevenir para que não voltem. Afinal, por mais “boba” que pareça a doença, é muito ruim ficar sentindo algo nos incomodando, ainda mais nos olhos. Veja algumas das doenças mais comuns e como tratá-las:

Blefarite: inflamação da margem das pálpebras, que causa vermelhidão, ressecamento e algumas vezes até escamas. A blefarite pode ser ulcerosa e não ulcerosa. Suas pálpebras ficam inchadas, irritadas e em alguns casos, ocorre também perda de sobrancelha. Se a blefarite se instalar por muito tempo, é necessário tomar algum antibiótico, mas se não, limpe a área afetada com água, shampoo de neném e cotonete.

Conjuntivite: inflamação da conjuntiva (membrana delicada que reveste a superfície interna da pálpebra e cobre a superfície exposta do olho. Podem ser transmitidas por bactérias ou vírus. Os sintomas são olhos vermelhos, queimação, coceira, sensação de aspereza e sensibilidade a luz. Sendo conjuntivite bacteriana o médico prescreve um medicamento, se for viral, ela sara sozinha. O ideal é sempre limpar os olhos com soro fisiológico e gases, e manter as mãos sempre limpas.

Descolamento de retina: acúmulo de determinada quantidade de sangue entre a coróide e a retina, fazendo com que a retina fique parcialmente descolada. Os sintomas são ver pontos escuros e embaçamento da visão, o tratamento pode ser cirúrgico ou fusão a laser.

Olhos secos: quando os olhos não lacrimejam mais, podem ocorrer mais nas mulheres durante o período da menopausa. Mas alguns cuidados são importantes, como evitar cigarro, cuidar para que o vento do secador não atinja o olho, usar óculos para proteger do vento e quando for nadar, na sua casa ou escritório, deixe a umidade relativa entre 30% a 50%.

Cuide de seus olhos

Cuide de seus olhos

Lembre-se que seus olhos merecem o melhor cuidado possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.