Saúde

Cuidados com os olhos no verão

Há quem conte os dias para a chegada do verão para poder aproveitar praia e piscina, mas, apesar de a estação coincidir com as férias, não se pode relaxar quando o assunto é saúde ocular. Para te ajudar a curtir sem preocupação, listamos algumas dicas de cuidados com os olhos no verão:

Use colírio

Seja em mar, piscina, cachoeira, rio, lago ou represa, os ambientes aquáticos são bastante visados não apenas por turistas acalorados em busca de um banho refrescante mas também por bactérias, protozoários e vírus. Para evitar irritação, ardor e infecções, lembre-se sempre de lavar bem os olhos e pingar uma gota de colírio lubrificante ao sair da água.

Cuide bem das lentes de contato

Se entrar na água já pode causar infecções, imagine então usando lentes de contato! As chances de ter algum problema aumentam ainda mais porque as lentes podem tornar a aderência de algum corpo estranho à superfície ocular ainda mais fácil. O ideal é não utilizar lentes de contato quando for nadar, mas, caso seja inevitável, opte sempre por lentes de descarte diário e descarte-as logo após sair da água. Outra dica importante é optar por lentes que tenham filtro UV e protegem os olhos dos raios solares.

Use óculos escuros

Item indispensável para o verão, os óculos escuros protegem a retina dos raios solares, trazem conforto e evitam o desenvolvimento de doenças como a ceratite. É importante ressaltar que, independente do modelo, você deve sempre comprar óculos em lojas confiáveis que ofereçam lentes com filtro de proteção contra raios ultravioletas e radiação azul. Além dos óculos, vale também usar bonés e chapéus para se proteger ainda mais.

Lave bem as mãos

Repelente e filtro solar também são indispensáveis quando chega o calor, mas, se entrarem em contato com os olhos, esses produtos podem acabar causando problemas. A solução então é tomar cuidado ao aplicar cremes e sprays e lavar bem as mãos ao final do processo para evitar lesões. Caso o produto caia nos olhos, lave bem com água corrente e procure um médico caso sintomas como vermelhidão, ardor, coceira e inchaço persistirem.

Ouça o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.