Saúde

Crianças precisam usar óculos de sol?

criança com óculos de sol

O verão já está aí e óculos de sol são acessórios indispensáveis para a saúde ocular, certo? Certo! E isso inclui os pequenos: óculos de sol também são necessários para as crianças.

Assim como a dos adultos, a visão das crianças também exige atenção especial, e incentivar o hábito desde a infância garante um cuidado efetivo ao longo da vida. Conheça mais sobre o assunto e como escolher os óculos ideais para os pequenos.

Sensibilidade ao Sol

Crianças com menos de 10 anos de idade correm mais risco de sofrer pelos raios ultravioleta do que adultos, pois possuem a pele das pálpebras mais delicada e vulnerável. Além disso, até esta idade, a lente dos olhos de uma criança é clara e permite maior penetração solar, o que causa maior sensibilidade aos raios UVA e UVB. À medida que o tempo passa, a lente se torna mais opaca e proporciona uma melhor proteção.

Entre as doenças que podem se desenvolver pela exposição extrema da córnea aos raios UV  está a ceratite, um tipo de inflamação na superfície da córnea que causa dor, vermelhidão e sensação de “areia nos olhos”. Felizmente, ela é passageira e pode ser tratada.

Além disso, a exposição da retina aos raios ultravioleta pode ser associada a doenças da terceira idade como a catarata, por exemplo. Então, quanto mais cedo começarem cuidados oculares, menor o risco de sofrer com problemas oculares no futuro.

Encontrando os óculos de sol ideais

É importante garantir que as lentes dos óculos de sol sejam de boa qualidade e ofereçam proteção contra UVA e UVB. Por serem dois comprimentos de onda diferentes, cada um deles é absorvido de uma maneira, por isso, é preciso verificar se os óculos bloqueiam 100% ambos os raios, não bastando que as lentes sejam escuras – a cor é uma questão de escolha pessoal, na verdade. O oftalmologista pode auxiliar a encontrar a lente ideal, em caso de dúvida.

No que diz respeito ao tamanho e formato, as crianças costumam ser animadas e quedas são comuns. Busque óculos com lentes resistentes e que se ajustem adequadamente ao rosto dos pequenos. Preste atenção se o acessório não vai apertar, cair da cabeça ou pesar no nariz. Óculos não é para se tornar um incômodo!  Mas vale a dica: quanto mais pele for coberta, melhor, então, se possível, prefira armações grandes.

Controvérsia

Até cerca dos 7 anos de idade, a visão ainda não está completamente desenvolvida do ponto de vista neurológico e muitos médicos defendem que os olhos aprendam a enxergar de acordo com os estímulos que recebem. Por isso, o uso de óculos de sol em crianças muito pequenas pode ser uma questão de controvérsia. Alguns especialistas afirmam que o uso pode causar alterações no desenvolvimento da visão, enquanto outros médicos liberam o uso a partir dos 6 meses de idade. É muito importante consultar um oftalmologista em caso de dúvida.

Além dos óculos, não se esqueça nunca do protetor solar e do chapéu! A pele das crianças ainda está exposta e proteção nunca é demais.

Ouça o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.