Doenças oculares

Causas da cegueira, catarata e glaucoma podem ser reversíveis

Exame de visão

Exame de visão

As doenças visuais atingem mais de 6,5 milhões de brasileiros (segundo dados do Censo 2010), desse número quase 10% são incapazes de enxergar, mas algo que poucos sabem é que as causas das doenças visuais são reversíveis. Doenças como cegueira, catarata e glaucoma podem ser tratadas e têm cura!

Uma das principais causas da cegueira na fase adulta é o envelhecimento, e o diabetes – se não for tratado corretamente – ajuda a causar a doença. Já a catarata congênita e o glaucoma congênito são doenças que podem ser diagnosticadas ainda na infância, com um simples teste quando a criança ainda não completou um ano. Esse teste não é obrigatório na rede pública, mas é necessário.

Uma das dicas dos oftalmologistas para recém-nascidos é ainda durante o pré-natal, onde a mãe deve cumprir os calendários de vacinas e evitar consumir alimentos crus fora de casa, além do contato com gatos.

Ou seja, as principais causas da cegueira, catarata e glaucoma são reversíveis e podem ser tratadas, por isso deve procurar seu oftalmologista com frequência, principalmente no caso de pessoas mais velhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.