Saúde

Entenda por que acordamos com olhos inchados

Corpo e olhos inchados de manhã

Corpo e olhos inchados de manhã

É normal depois que acordamos olharmos no espelho e percebemos que os nossos olhos estão inchados… mas por que será que isso acontece? Por que sempre que acordamos nossos olhos estão inchados? Isso ocorre, porque cerca de 70% do nosso corpo é composto de líquido, e um terço desse líquido é extracelular, leva esse nome por circular fora das células do nosso organismo.

Então, quando dormimos, esses líquidos extracelulares começam a se distribuir de uma forma mais uniforme por todo o nosso corpo, e isso provoca o inchaço nas pálpebras. Para uma pessoa que é saudável, a retenção de líquido durante o sono tem a ver com a posição que ela dorme. Por isso, é importante estarmos atentos se todo o nosso incha. Durante o dia, por causa da força da gravidade, o liquido vai descendo e se instalando nas partes inferiores do corpo. E por causa disso, a região dos olhos vai desinchando, e serve de explicação também para as pessoas que a noite ficam com as pernas inchadas. Dormir com a barriga pra baixo também faz com que inchamos mais, porque essa posição faz com que acumulemos mais líquidos.

Inchaços podem ser causados por problemas circulatórios

Inchaços podem ser causados por problemas circulatórios

E por isso também, pessoas que passam o dia inteiro sentadas, sofrem com o acúmulo de líquidos nas nádegas e na parte superior das pernas. Além disso, quem tem problemas cardíacos, circulatórios e renais, tem por tendência a ter inchaço maiores. Por isso, se você acorda todos os dias com o seu corpo inchado, isso pode significar alguma deficiência circulatória. E claro, que esse inchaço pode estar ligado também a outros fatores, como a ingestão exagerada de sal, de bebidas alcoólicas e também de temperaturas climáticas. Nosso corpo também fica mais inchado no verão do que no inverno.

Join the discussion

  1. emmanuelly c.o.araujo

    eu gostaria de saber o que tem a ver com problemas cardiacos e renais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.