Doenças oculares

Confira qual doença nos olhos pode causar cegueira

A cegueira é caracterizada pela ausência de percepção visual, resultando na incapacidade de enxergar mesmo com auxílio de recursos ópticos para auxiliar a visão — como óculos ou lentes de contato. Esta condição pode ser reversível e irreversível, sendo que 75% dos casos de cegueira são tratáveis ou preveníveis.

mulher cega com óculos escuro e bengala

Diversas doenças e condições físicas podem estar relacionadas à cegueira, uma condição caracterizada pela ausência de percepção visual.

Imagem: © Depositphotos.com / Kostudio

Diversas doenças e condições físicas podem estar relacionadas à cegueira. Confira, abaixo, quais as principais doenças nos olhos que podem causar cegueira e comprometer o dia a dia de uma pessoa:

Catarata

A catarata é uma doença bastante comum em idosos, e se caracteriza pela opacidade do cristalino (considerado a lente natural dos olhos). Como resultado, os olhos ficam secos e a passagem de luz até a retina se torna dificultada, ofuscando as imagens que são transmitidas ao cérebro.

O desenvolvimento da catarata está associado a causas como envelhecimento, traumatismos, infecções na região dos olhos, características genéticas, diabetes, sífilis, tabagismo e alimentação inadequada.

Glaucoma

O glaucoma é uma alteração ocular caracterizada pelo aumento da pressão intraocular, constantemente medida por oftalmologistas durante a consulta periódica. O problema pode causar lesões que comprometem a visão e fazer com que, aos poucos, o paciente passe a não conseguir enxergar, levando à cegueira.

As principais causas do glaucoma são falhas do organismo em relação à drenagem do humor aquoso, um líquido que está presente no interior dos olhos e que oferece nutrientes para o globo ocular. Pessoas idosas e míopes estão mais propensos a contrair esta doença.

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

A DMRI é uma lesão que pode ser percebida na mácula do olho (na parte responsável por fazer com que uma pessoa enxergue os detalhes de uma imagem), fazendo com que o paciente perca a visão aos poucos.

Além do avanço da idade, não há outras causas identificadas para a DMRI. Em geral, o problema é mais comum entre pessoas com de 50 anos de idade, tabagistas e pessoas com histórico familiar da doença.

Ambliopia

Também conhecida como “olho preguiçoso”, a ambliopia é caracterizada pela diminuição da acuidade visual, fazendo com que cada olho envie uma mensagem divergente para o cérebro, que precisa realizar o trabalho de unir estas imagens e transformá-las em uma só.

Ceratocone

A ceratocone é uma doença que se caracteriza pelo afinamento e deformação progressiva da córnea, levando ao desenvolvimento de miopia, astigmatismo e perda gradual da visão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.