Saúde

Como cuidar de um Tersol

tersol

O tersol não traz prejuízo algum, mas pode ser doloroso

Nossos olhos são bem sensíveis, e por isso, quando sentimos qualquer coisa diferente devemos tratar com muito cuidado para que não nos prejudique mais tarde, afinal são eles que nos mostram o mundo. E embora, não seja grave, mas não é nada confortável, é quando as glândulas sebáceas na base das pestanas ficam infeccionadas e ai então surge o Tersol. O tersol não traz prejuízo algum, mas pode ser doloroso.

Não tem uma idade exata para a pessoa ter tersol, geralmente as crianças tem com mais freqüência, mas sua principal causa pode ser o estresse ou uma má alimentação. Um dos primeiros sintomas do tersol é sensibilidade, dor e a área afetada ficam vermelhas. Depois você pode sentir coceira (e não deve coçar, pois o olho pode ficar mais irritado e você pode sem perceber passar a mão no outro olho e pronto! Vai ficar com tersol nos dois olhos.), inchaço, olhos lacrimejando, sensibilidade a luz e ao piscar você sente certo desconforto.

Glândula sebácea infeccionada

Glândula sebácea infeccionada

Como o tersol não traz prejuízos, ele pode sarar por si mesmo, mas é ruim ficar esperando a hora que ele sare, por isso, você pode acelerar o processo com aplicação de compressa quente ou uma pomada própria para tersol. Não é recomendado que você tente estourá-lo, pois ele fica muito próximo ao olho, aí então você pode complicar o quadro, o ideal é que você não toque no tersol, pois é uma infecção, e como nossas mãos têm bactérias, podemos apenas prolongar o desaparecimento.

Caso o tersol persista, procure um especialista, pois ele acelera a drenagem ao lancetar uma agulha. Para controlar o tersol e não permitir que ele se expanda use pomada eritromicina oftálmica. O que pode acontecer também é o tersol não ir baixando e então estourar, caso isso aconteça, limpe a área muito bem com soro fisiológico e tome cuidado para que não haja uma re-infecção. Durante o período da infecção não use maquiagem e nem lentes de contato, isso pode deixar os olhos mais irritados ainda.

Join the discussion

  1. keyla naiany

    como eu saio como cuida de ele

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.