Saúde

A importância do óculos de natação

Os benefícios da água em nosso corpo são visíveis em quase todos os momentos de nossa rotina, como o simples ato de tomar uma ducha ao acordar, que renova as energias para começar um bom dia. Mas a água pode trazer perigos, como cloro, bactérias e sujeiras! Afinal, você sabe a importância do óculos de natação?

Seja no mar, piscina ou cachoeira, a saúde dos olhos é comprometida caso não haja cuidado. Continue lendo para entender o porquê da importância do óculos de natação.

Saúde ocular

Quando abrimos os olhos embaixo d’água, a proteção natural do corpo que protege a córnea é eliminado. Essa proteção é chamada de filme lacrimal e funciona como um mecanismo de defesa do próprio corpo para não ficar exposto às diversas bactérias que existem na água. 

Algumas dessas bactérias são resistentes até aos produtos químicos colocados na piscina! 

Por isso, alguns sintomas como vista embaçada, olhos vermelhos, ardência e coceira são sintomas comuns e perigosos depois de um mergulho de olhos abertos sem a proteção adequada. 

Os óculos de natação são importantes justamente pela falta de proteção à córnea, sendo um substituto ideal para quem for entrar na água e não quer correr o risco de prejudicar sua visão permanentemente. 

Piscinas

O principal problema das piscinas em relação a saúde dos olhos é o cloro. Um produto químico colocado nas piscinas para eliminar germes e microorganismos, ele pode também prejudicar a sua visão, ainda mais se associado a urina e suor! 

Muito cuidado ao utilizar piscinas públicas, além do risco citado acima, não tem como saber a quantidade de cloro depositada. Quanto maior a quantidade, maiores riscos a sua saúde.

O melhor a se fazer é prevenir os olhos utilizando os óculos de natação em qualquer caso.

Mares, rios e cachoeiras

Os mares contém grandes quantidades de sal que causam irritações, e contém também microorganismos perigosos aos olhos humanos que podem causar infecções graves.

Os rios e cachoeiras mesmo não havendo o perigo da salinidade, também há a presença de microorganismos danosos aos olhos, e também há presença de sujeiras, como a terra. Problemas como coceiras, olhos vermelhos e irritações podem gerar problemas futuros, então se previna! O cuidado é ainda maior com crianças, fique atento. 

A importância do óculos de natação para entrar em qualquer tipo de água é fundamental. Tanto para nadadores profissionais até para quem está de férias, a saúde ocular deve ser um dos principais cuidados que você deve ter.

Dica: Não abra os olhos embaixo d’água caso você não tenha óculos de natação! Mas antes de entrar, se previna e compre um óculos: o custo benefício é enorme. Sua visão vale quanto para você? Bons mergulhos!

Ouça o post

O artigo escrito por:

Profissional Técnica Óptica, é formada em Técnico Óptico no Senac Tiradentes e tem mais de 18 anos de experiência na área. Tem conhecimentos avançados sobre lentes de contato, podendo facilmente identificar, interpretar e aplicar tecnologias disponíveis para adaptação de lentes de contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.