Doenças Oculares

Conheça os tipos de lentes intra oculares para catarata

Comum principalmente entre idosos, a catarata traz problemas como a visão embaçada e a formação de halos ao redor da luz. O tratamento mais eficaz contra o mal que pode até resultar em cegueira é a realização de uma cirurgia que remove o cristalino turvo dos olhos e a substitui por uma artificial.  

Apesar de ser um procedimento simples e bastante popular, muitas pessoas ficam em dúvida quando falamos das opções de lentes intraoculares que podem ser colocadas para melhorar a qualidade da visão. Exames como a topografia de córnea, retinografia, acuidade visual a laser (PAM), e ultrassom ajudam você e seu médico a escolher a melhor opção.

As lentes rígidas ou não dobráveis têm sido evitadas porque, além de exigir uma incisão quase três vez maior do que o comum, elas não são auto selantes, o que torna necessário o uso de suturas, aumentando as chances de infecção. Esse tipo de lentes também exige um pós operatório mais delicado e pode deixar um certo grau de astigmatismo no paciente.

Preferidas por profissionais e pacientes, as lentes flexíveis podem ser dobradas no momento da colocação, contribuindo para que seja feita uma incisão pequena. Podendo também corrigir outros problemas de visão, essas lentes dispensam a necessidade de pontos, o que facilita a recuperação. Alguns tipos de lentes flexíveis são:

Lente intraocular monofocal não tórica

No mercado a bastante tempo, é o tipo mais utilizado, apesar de não ser indicado para pacientes com astigmatismo corneano. Capazes de corrigir baixos graus de miopia e astigmatismo, ela também funciona para até 6 graus de hipermetropia.

 

Lente intraocular monofocal tórica

A curvatura diferenciada dessa lente faz com que seja possível corrigir o astigmatismo corneano. Assim como as lentes não tóricas, esse tipo melhora a visão para longe, mas faz com que o paciente precise de óculos para enxergar de perto.

Lente intraocular multifocal

Tóricas ou não, essas lentes são bastante modernas e, como o próprio nome indica, corrigem tanto a visão para perto quanto a para longe, muitas vezes dispensando o uso de óculos. A diferença entre a tórica e a não tórica são os graus de astigmatismo que elas são capazes de corrigir.

 

Lente intraocular multifocal acomodativa

Capazes de se movimentar e se acomodarem de acordo com os estímulos do músculo ciliar, essas lentes realizam adaptações de foco para longe e para perto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *