Lentes de contato

Covid-19: lentes de contato não são meio de transmissão. Entenda os cuidados.

 

Hoje, o novo Coronavírus é pauta principal na imprensa nacional e internacional, têm transformado radicalmente a rotina dos hospitais e dos profissionais da saúde e vem provocando uma série de mudanças importantíssimas na rotina do mundo todo. Isso tudo pela forma rápida e silenciosa com que o Covid-19 se espalha, não só através da saliva ou secreções nasais, mas também pelo contato das mãos não limpas com olhos.

Mantenha as mãos e objetos sempre limpos

Para o vírus se manter ativo, seja em nossas mãos ou objetos, ele depende diretamente de uma capa de proteção formada basicamente por moléculas de gordura. O sabão em barra ou líquido, consegue destruir essa proteção na parte externa, deixando o material genético do novo Coronavírus exposto. Como resultado, o vírus morre e perde sua capacidade de infectar. Por isso, atitudes simples como realizar a higiene correta e constante das mãos e objetos que usamos com maior frequência como os aparelhos celulares, são muito importantes no combate a disseminação do vírus.

Afinal, o que é o novo Coronavírus?

O Coronavírus é uma família de diferentes tipos de vírus que podem ser transmitidos tanto para animais, quanto para humanos. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Mas recentemente, a família ganhou um novo integrante, um tipo de Coronavírus descoberto na cidade de Wuhan, na China. O vírus foi denominado de SARS-CoV2 pela Organização Mundial de Saúde e é o causador da doença conhecida como Covid-19. Desde então, toda a área médica e científica se dedica a conhecer sua estrutura, sintomas e particularidades – além da busca por tratamentos efetivos, vacinas e controle da transmissão.

A importância do isolamento social e outras medidas

Ficar em casa, no atual contexto de enfrentamento ao Coronavírus, é mais do que um ato de segurança, é um gesto de carinho a você e às pessoas que estão a sua volta. Por isso, a prática do isolamento social se torna tão importante nesse momento. A medida tem sido uma das principais recomendações de órgãos como a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde na prevenção contra a proliferação do vírus.

Além do isolamento social, o Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, como o Covid-19. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

– Evitar contato próximo com pessoas doentes.

– Ficar em casa quando estiver doente.

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Lentes de contato X Covid-19

Muitas informações novas estão surgindo e vão surgir pelos próximos dias. Por isso, se você tiver dúvidas sobre como lidar com suas lentes de contato durante a pandemia, procure nosso Centro de Adaptação via Whatsapp através telefone (11) 94042-8642. Lá, você encontrará profissionais capacitados e prontos para oferecer todo apoio necessário e tirar suas principais dúvidas.

Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

O artigo escrito por:

Profissional com sólidos conhecimentos técnicos que estão alinhados com sua experiência prática. Atua no segmento oftalmológico a mais de 20 anos. Focando principalmente em alternativas diferenciadas e inovadoras nas suas funções. Esse conjunto de características oferece aos clientes uma relação perfeita entre a córnea e os diversos tipos de lentes de contato. Trazendo ao usuário o máximo de qualidade a sua visão.“ Tenho como princípio básico que a personalização do atendimento leva a excelência”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.