Curiosidades

Exame de vista: aplicativo para oculista examina e dá receita de optometria

Imagine só ter um aplicativo 100% dedicado ao exame de vista e que consiga determinar com precisão, por exemplo, uma receita de optometria… Uma boa ideia, não é verdade? A novidade é alguém resolveu tornar a ideia realidade e transformar (melhorar e agilizar) para sempre o trabalho de um oculista. O aplicativo para oculista foi anunciado no mHealth, um dos muitos eventos simultâneos que apresentam tecnologias móveis de saúde para os próximos anos.

Imagem: g1.globo.com

Imagem: g1.globo.com

No evento que é realizado em Israel, um dos países com mais avanços no campo médico em todo o mundo, vários startups apresentam ideias e produtos já prontos para a área da saúde, como o aplicativo para oculista que examina e dá receita de optometria. Chamado de GlassesOn, o app não tem como objetivo tornar o exame de vista e a profissão de oftalmologista obsoletos, pelo contrário, o objetivo é auxiliar no diagnóstico e proporcionar maior acesso à informação ao paciente.

“Nossa meta é que o GlassesOn facilite a vida dos consumidores que precisam comprar óculos e tem dificuldade de obter uma prescrição médica em virtude da distância, falta de tempo e outros fatores”, afirmou Ofer Limon, um dos idealizadores do aplicativo.

 

Como funciona o aplicativo?

A tecnologia utilizada para elaboração e funcionamento do aplicativo para oculista é complexa, porém o uso por parte do público final é bem simples. Basta que a pessoa aproxime o celular dos olhos, por alguns minutos, e terá na tela do smartphone uma leitura precisa da real situação dos olhos. É basicamente o mesmo conceito que é aplicado em refratores em consultórios de oftalmologistas.

O GlassesOn consegue alcançar uma precisão de +/- 0,25D na análise dos olhos através da câmera do celular, mesmo em aparelhos não tão novos assim. “Testamos o aplicativo em um Samsung Galaxy S3, um aparelho que certamente não possui a melhor câmera de smartphone do mundo O poder do aplicativo está em seus algoritmos, não na câmera”, concluiu Limon.

Join the discussion

  1. carlos ribeiro

    Muito bom.
    como baixar esse aplicativo?
    qual o valor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.