Exames oculares

Aplicativo de celular ajuda no diagnóstico e na prevenção de doenças oculares

Pessoa utilizando o celular para examinar olho de paciente

Tarefa simples para alguns, conseguir uma consulta com um oftalmologista pode ser um verdadeiro desafio para outros, principalmente quando falamos de pessoas de baixa renda e que moram em locais de difícil acesso.

Os ingleses da Peek Vision pensaram então em um modo de tornar a saúde ocular mais acessível e possível para todos, criando assim o aplicativo Peek Acuity (Portable Eye Examination Kit). Conforme o próprio nome indica, a ideia do app, disponível para aparelhos tipo Android, é servir como um kit portátil para o exame de olhos.  

O consultório de bolso permite que sejam feitos diferentes testes de visão, que ajudam os médicos a identificar desde uma miopia até a catarata. Com o aplicativo, é possível fazer uma triagem e identificar aqueles que precisam se consultar com um especialista, os que precisam de tratamento e fazer o acompanhamento necessário.

Uma letra que muda de tamanho, posição e cor ajuda os médicos a identificarem problemas como miopia, hipermetropia e astigmatismo, além de dificuldades em enxergar contrastes. Um mapa colorido de metrô, por sua vez, auxilia na detecção do daltonismo. Para descobrir uma catarata e outras doenças que afetam a retina, o Peek usa a câmera do celular combinado à luz do flash.

Os dados dos pacientes ainda ficam armazenados e podem ser enviados por e-mail, o que facilita a manutenção de um histórico e a medição de resultados dos tratamentos.