Doenças Oculares

Visão turva após cirurgia de catarata é normal?

Caracterizada pela opacidade do cristalino, que resulta em sintomas como a visão turva, a catarata pode ser tratada por meio de uma cirurgia. No procedimento, é implantada uma lente intraocular que devolve a qualidade de visão ao paciente, podendo até corrigir graus de miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Bastante comum, a cirurgia de catarata é feita apenas com colírios anestésicos, sem a necessidade de internação ou sedação do paciente e leva entre 15 e 30 minutos. Por não precisar de pontos ou curativos, a recuperação total costuma demorar cerca de 30 dias, e é bastante tranquila. Recomenda-se apenas não realizar esforço físico, não ficar com o rosto abaixado, não dormir do lado do olho operado, não usar maquiagem ou entrar no mar e utilizar os colírios receitados.

Após o procedimento, é esperado que haja um aumento no contraste da visão, mais facilidade para enxergar de longe, melhoria na visão noturna e até mesmo diminuição da necessidade de óculos corretivos. Apesar de ser raro, alguns pacientes podem voltar a sentir a visão turva após a cirurgia de catarata. Isso pode acontecer por causa de uma opacidade da cápsula que envolve o cristalino, o que pode ser resolvido com uma capsulotomia com YAG-laser.

Complicações como infecções, hemorragia, edema e descolamento da retina são bastante raras, mas podem ocorrer. Alcoólicos, dependentes químicos, diabéticos e pessoas com glaucoma estão no grupo de risco, por isso, é importante seguir as orientações médicas e consultar um oftalmologista regularmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *