Lentes de Contato

Veja a quais pacientes são indicadas as lentes de contato esclerais

Caracterizadas pelo diâmetro grande, as lentes esclerais têm esse nome porque, diferente das gelatinosas e das rígidas gás permeáveis comuns, ficam apoiadas na esclera (parte branca do olho), e não na córnea. Essa característica faz com que essas lentes sejam bastante indicadas para pessoas que têm grandes deformações ou cicatrizes na córnea.

Boa opção principalmente para portadores de ceratocone e pessoas que já passaram por cirurgias oculares, as lentes esclerais tendem a ser mais confortáveis e oferecer uma adaptação mais tranquila do que as rígidas convencionais, por exemplo. Isso porque além de ficarem melhor apoiadas na esclera em comparação às córneas deformadas, o vão formado entre elas e a córnea é preenchido por um filme lacrimal, que mantém os olhos hidratados e permite que as lentes possam ser usadas por até 12 horas seguidas.

 

Quem pode usar?

Além de pacientes com ceratocone ou que já passaram por cirurgias e têm cicatrizes na córnea, as lentes esclerais também são indicadas para pessoas com alta miopia, degeneração marginal pelúcida, afacia, olho seco e trauma.

 

Vantagens

As lentes esclerais melhoram a qualidade de visão de pessoas que não podem utilizar lentes gelatinosas e não conseguem se adaptar às rígidas convencionais, oferecendo muito mais conforto. Além disso, caso haja uma boa adaptação, o paciente consegue se afastar da necessidade de transplantes de córnea.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *