Lentes de Contato

Quais são as causas dos desconfortos às lentes de contato?

 

As lentes de contato são ótimas soluções para quem não gosta de usar óculos, mas, apesar de práticas, elas exigem um tempo de adaptação, que pode ser um pouco desconfortável nos primeiros dias. Trocar a marca das lentes ou dos produtos de higiene ou até mesmo mudar alguns hábitos diários também podem causar incômodos, mas é preciso estar atento e consultar sempre um oftalmologista para entender se eles são normais ou estão ligados a uma alergia ou outro problema mais sério. Listamos abaixo alguns dos desconfortos mais comuns e suas causas.

 

Olhos vermelhos, inchados e doloridos

O mais indicado quando esses sintomas aparecem é suspender o uso das lentes de contato e visitar um oftalmologista, uma vez que eles podem ser sinais de um problema mais grave.

 

Ardor

Geralmente ligado a uma infecção, a ardência nos olhos também pode ser causada pelo uso de lentes vencidas. Higienize bem as lentes de contato, verifique a data de validade e caso o incômodo persista, suspenda o uso e procure um médico.

 

Incômodo

Se você colocou as lentes e não está se sentindo confortável, com a sensação de que tem alguma coisa nos olhos, pode ser porque elas não foram feitas corretamente. Claro que um estranhamento é normal nos primeiros dias, mas a sensação ruim geralmente indica que o diâmetro das lentes está errado, o que pode acabar causando uma alteração na córnea.  

 

Olhos secos

O ressecamento dos olhos pode ter diferentes causas, que vão desde o tempo seco até uma dieta pouco balanceada ou o uso frequente de medicamentos, e impede a adaptação às lentes de contato, uma vez que elas não conseguem se fixar. Colírios, ingestão de alimentos como a linhaça e a troca de lentes de contato podem ajudar a resolver o problema, mas a melhor forma de entender melhor qual a causa dos olhos secos e corrigir a situação é conversar com um oftalmologista.

 

Desconforto no final do dia

Muitas pessoas que usam lentes de contato começam a sentir incômodos à noite, depois de passar o dia todo com elas. Isso acontece por causa de um ressecamento dos olhos, que pode ser corrigido com o uso de colírios ou de lentes mais confortáveis, como as de silicone hidrogel.

 

Alergias

Se você já é uma pessoa bastante alérgica, é preciso tomar bastante cuidado na hora de utilizar as lentes de contato, sendo as de uso diário as mais recomendadas, uma vez que são sempre novas e limpas.

É importante lembrar que mesmo que você já esteja acostumado ao uso de lentes de contato, pode acabar desenvolvendo uma alergia graças a uma sensibilização a longo prazo ou a uma mudança nas soluções de higiene. Caso sinta algum desconforto nos olhos ou não esteja enxergando corretamente, consulte seu oftalmologista para encontrar a melhor solução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *