Lentes de Contato

Porque devemos usar lentes de contato somente com autorização médica

Assim como um medicamento, as lentes de contato devem ser utilizadas e compradas apenas com uma prescrição médica para não trazerem riscos à saúde. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a adaptação de lentes de contato é considerada um ato médico, no qual, além de verificar o grau correto, o oftalmologista irá indicar o melhor tipo de lente para cada caso, dar instruções de como fazer a manutenção correta para que não hajam problemas e acompanhar o comportamento da lente no olho do paciente.

Fáceis de comprar e encontradas até mesmo em farmácias e camelôs, as lentes de contato utilizadas sem autorização médica podem causar infecções, úlceras e cicatrizes na córnea, e, em casos extremos, a perda da visão. Muitas vezes por preguiça, os brasileiros optam por comprar lentes de contato sem consultar o oftalmologista e acabam colocando a saúde ocular em risco, procurando um médico apenas quando já apresentam sequelas definitivas.

Frágeis, as lentes dependem de uma série de cuidados que apenas um médico especializado poderá explicar. Locais de procedência duvidosa também podem comercializar lentes rasgadas, mal conservadas ou quebradas,que danificarão os olhos.

Muitas vezes, desconfortos que poderiam ser ajustados com um diferente modelo de lentes ou com a troca da solução de limpeza, quando tratados de forma autônoma e arbitrária, podem acabar causando graves danos à visão. Erros bastante comuns entre pessoas que não fazem acompanhamento médico para utilizar as lentes de contato são utilizar lentes vencidas, dormir com elas e usar apenas o soro fisiológico para a limpeza.

Apesar da facilidade, é importante reforçar que você só deve comprar lentes de contato pela internet em caso de reposição, isto é, quando já passou em um médico, sabe qual a melhor lente, o grau e como manusear e precisa apenas comprar uma nova para repor as que já usa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *