Saúde

O que são as manchas na visão durante a gravidez?

O aumento da produção de hormônios durante a gestação tem diversas consequências no corpo da mulher e provoca uma série de mudanças, que incluem até mesmo alterações na visão. Apesar de comum, uma pesquisa feita pelo oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier provou que apenas 10% das mulheres entre 25 e 60 anos sabe disso.

A maior retenção de líquidos e as mudanças nos níveis de progesterona, tão importantes durante a gestação, afetam os olhos, favorecendo o aparecimento ou surgimento de problemas como a miopia, por exemplo. Mulheres com histórico de hipertensão arterial, porém, devem redobrar os cuidados com a maior concentração de líquidos, já que a soma desses fatores favorece a pré-eclâmpsia.

Com sintomas como o aparecimento de manchas ou pontos escuros na visão durante a gravidez, dor de cabeça e dores na região mais alta do abdômen, a complicação pode levar ao sangramento e até mesmo ao descolamento da retina, causando lesões graves. Além disso, ela pode complicar o crescimento do bebê.

Apesar de poder ter consequências graves, a pré-eclâmpsia tem tendência a regredir com o tratamento adequado, por isso, é importante controlar a pressão durante toda a gravidez e ir constantemente ao oftalmologista para evitar maiores problemas. Exames como o de fundo de olho ajudam a identificar e a avaliar a pré eclâmpsia ao examinar o estado das veias, nervos e artérias dos olhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *