Lentes de Contato

Lentes de contatos são recomendadas para crianças?

Brincar e praticar esportes são atividades muito importantes para as crianças, mas que podem ser atrapalhadas por problemas de visão. Apesar de muitos pais optarem pelo uso de óculos, os filhos podem acabar se sentindo um pouco desconfortáveis, principalmente na hora de correr.

 

O acessório também pode apresentar um risco para as crianças que costumam jogar bola, uma vez que uma pancada pode quebrar os óculos e ainda causar ferimentos. Por que então não tentar as lentes de contato?

 

Capazes de dar uma maior amplitude de visão e mais liberdade para os pequenos, as lentes, apesar de não exigirem uma idade mínima para serem introduzidas, só podem ser utilizadas por crianças com olhos “maduros”, o que pode ser identificado por um oftalmologista. Além disso, elas precisam de uma série de cuidados que exigem maturidade.

 

Para saber se seu filho está preparado para lidar com essa responsabilidade, observe se ele tem coordenação motora fina e consegue amarrar os sapatos, e se ele é capaz de lembrar sozinho de fazer trabalhos e tarefas de casa. Essas pequenas atitudes cotidianas vão te ajudar a perceber se ele terá a maturidade necessária para lembrar de sempre retirar as lentes antes de dormir e de higienizá-la corretamente, evitando uma infecção.

 

Converse com um oftalmologista para entender qual a melhor lente de contato para o seu pequeno e também para aprender a cuidar delas para poder ensinar e auxiliar seu filho a colocar, tirar e limpar as lentes. Opte sempre por opções maleáveis, fáceis de utilizar e que evitam o ressecamento dos olhos para fazer com que o processo de adaptação seja mais fácil.

 

Antes de tomar optar por abandonar os óculos, porém, é importante que você converse com seu filho e entenda não só se ele está preparados, como também se ele quer ou não essa fazer essa mudança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *