Lentes de contato

Existe diferença entre lentes de contato tóricas e rígidas

Hoje em dia, corrigir problemas de visão vai além do uso de óculos de grau. Muitas pessoas optam por lentes de contato, que têm o mesmo princípio dos óculos: desviar a luz e redirecioná-la para a retina, proporcionando mais nitidez na visão. Por isso, as lentes podem auxiliar tanto na correção de miopia, hipermetropiaastigmatismo (que estão relacionadas à longa ou curta distância), como na presbiopia —um problema decorrente da idade.

dedo segurando lente de contato

Muito utilizadas atualmente, as lentes de contato têm o mesmo princípio dos óculos: redirecionam a luz para a retina, proporcionando mais nitidez na visão.

Imagem: flickr.com / n4i

Existem diferentes tipos de lentes de contato: de descarte diário, reutilizáveis, bifocais, tóricas, gelatinosas e rígidas. As duas últimas são as mais conhecidas, porém algumas pessoas confundem as lentes tóricas e rígidas.

A lente tórica possui curvatura acentuada, com forças focais cilíndricas e esféricas — indicadas para quem tem problemas de astigmatismo. Essa lente pode ser encontrada nas opções rígida e gelatinosa. Uma lente tórica, portanto, pode ser rígida, embora nem toda lente rígida seja tórica.

A lente tórica rígida costuma ser usada por pessoas com alto grau de astigmatismo, já que sua espessura é mais grossa e possibilita maior grau de correção. Por outro lado, a lente tórica gelatinosa corrige graus menores de astigmatismo, pois é mais fina e flexível.

A lente de contato rígida, de modo geral, é recomendada para pessoas com alto grau de astigmatismo, ceratocone, hipermetropia e astigmatismo com miopia. Ela pode ser tórica ou não.

Embora o uso mais comum da lente tórica seja em casos de astigmatismo, ela também é indicada quando o paciente tem hipermetropia ou astigmatismo e miopia ao mesmo tempo.

É válido lembrar que a recomendação do tipo de lente de contato a ser usada somente pode ser feita por um oftalmologista. É ele quem determina a lente e a solução adequada para o paciente, uma vez que cada um possui características oculares próprias, que influenciam no tipo de lente indicada.

Join the discussion

  1. Ester Andressa

    Preciso de uma lente torica pra quem astigmastismo no grau de -3.50 vc tem um alguma????

  2. Jhenifer

    Eu tenho miopia, hipermetropia e astigmatismo, e minha oftalmologista disse que eu teria que usar a lente tórica (que é muuuito mais cara), TERIA NECESSIDADE MESMO DE SER A TÓRICA OU POSSO USAR UMA MAIS SIMPLES ?

    • Lentes e Óculos

      Sim, Jehnifer. Por conta do astigmatismo você precisa utilizar uma lente tórica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.