Exames oculares

Exames oculares ajudam a identificar doenças

Os olhos são capazes de dar um bom indicativo de como anda a nossa saúde, e mais do que simples graus de miopia, hipermetropia e astigmatismo, alguns exames oculares ajudam a identificar doenças que acometem outras partes do corpo. Isso acontece porque esses exames possibilitam a análise dos vasos sanguíneos e do tecido neural de forma simples e pouco invasiva.

O “exame de fundo de olho”, ou Tomografia de Coerência Óptica, por exemplo, oferece uma das melhores e mais completas análises não apenas dos olhos, mas também de outros órgãos. Ele é um dos principais exames para o diagnóstico de uma hipertensão, uma vez que, com a alta da pressão, os vasinhos ficam mais contraídos e podem chegar a estourar. O exame também auxilia no diagnóstico de diabetes e esclerose múltipla, assim como de problemas neurológicos e vasculares.

O exame de fundo de olho também pode ajudar a controlar outros problemas causados pela diabete, como a catarata, a hipertensão arterial e até mesmo problemas renais, antes mesmo que se manifestem sintomas.

Doenças com origem no sistema imunológico ou infecções como Lúpus, Artrite Reumatóide, Toxoplasmose, Sífilis e Tuberculose também aparecem no exame, uma vez que elas causam uveítes, inflamações na parte média do olho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *