Saúde

Cuidados necessários para praticar natação com lentes de contato

Um grande desafio encontrado pelas pessoas que usam lentes corretivas é encontrar a melhor forma de poder entrar no mar ou na piscina sem prejudicar os olhos e sem perder completamente a qualidade da visão.

 

Apesar de geralmente ser contraindicado, você pode sim praticar a natação com lentes de contato, mas é preciso ter uma série de cuidados para evitar infecções. O primeiro deles é conversar com seu oftalmologista, que vai poder te indicar o melhor tipo de lente e qual a maneira correta de higienizá-las após sair da piscina.

 

Para nadar sem problemas, não abra os olhos dentro da água a menos que esteja usando alguma proteção e coloque sempre óculos de natação. Eles vão evitar que seus olhos entrem em contato direto com soluções de limpeza e outras impurezas que podem causar contaminações e o desgaste da lente. Além disso, os óculos impedem que suas lentes de contato entrem em contato com a água, percam a aderência e fiquem flutuando livremente.

 

Depois de sair da água, é importante higienizar corretamente as lentes com as soluções adequadas indicadas pelo seu médico ou mesmo descartá-las. Para quem nada regularmente, é recomendado o uso de lentes de descarte diário, que devem ser jogadas fora logo após o exercício, diminuindo as chances de infecção, que podem causar conjuntivite e ceratite.

 

Para quem pratica a natação em locais abertos, a dica é optar por lentes de contato com filtros ultravioleta, sempre associadas ao óculos de natação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *