Saúde

Como diminuir a coceira e o inchaço no olho?

Atitude bastante comum, coçar os olhos chega até mesmo a ser uma mania para algumas pessoas. O problema é que, além de a atitude causar danos à saúde ocular, a coceira no olho pode ser sintoma de um transtorno mais grave.

Causas da coceira no olho

Alergias, infecções, olho seco, doenças como ceratocone e conjuntivite,  presença de corpos estranhos como poeira ou cílios ou até mesmo o uso constante de computadores e celulares podem ser causadores do inchaço no olho e do desconforto ocular. É importante ficar atento e tentar perceber em quais momentos a coceira começa e qual a frequência dela.

Será que começa depois de passar maquiagem? Após períodos longo em frente ao computador? Junto com uma crise de rinite alérgica? Toda informação pode ser importante para que você e seu médico entendam que alguns fatores são mais do que uma simples coincidência. Observe bem os sintomas e as possíveis causas para conversar com um oftalmologista e encontrar a solução ideal.

 

Conheça os riscos

Esfregar os olhos agride o globo ocular, favorecendo o surgimento e o avanço de doenças como o ceratocone. A atitude também pode levar sujeira aos olhos, causando infecções.

 

Como aliviar a coceira e o inchaço no olho

Compressas de água fria pura, combinadas com calêndula ou camomila, ou de soro fisiológico ajudam a aliviar o desconforto, assim como fazer pausas depois de 50 minutos em frente ao computador ou televisão. Apesar de ser um ato automático, o piscar de olhos muitas vezes é negligenciado por nós, e ele pode ajudar a prevenir a coceira nos olhos.

Caso o desconforto esteja beirando o insuportável, o que você pode fazer como último recurso é coçar os olhos da “maneira correta”, passando suavemente as costas da mão de dentro para fora, sem pressionar demais o globo ocular. Vale lembrar porém que nenhum desses paliativos substitui uma consulta médica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *