Moda

Afinal, os cílios postiços causam danos aos olhos?

Capazes de transformar o visual de qualquer mulher, os cílios postiços são chamativos e bastante utilizados em festas para dar um charme a mais e complementar o visual. Mas se engana quem pensa que esses acessórios são utilizados apenas em ocasiões especiais. Muitas mulheres hoje em dia colocam cílios postiços diariamente para ir ao trabalho.

 

Apesar de dar um efeito poderoso, o uso contínuo dos cílios falsos e a falta de cuidado tanto no momento de colocar quanto de tirar o item de beleza, pode afetar a saúde dos olhos. Colocado sobre os cílios naturais para conseguir mais volume e alongamento, os postiços são pesados e pressionam a pálpebra, o que pode causar a queda dos pelos.

 

A cola utilizada para grudar o acessório também pode incitar alergias e causar problemas como a ceratite (uma espécie de queimadura química) caso entre nos olhos. Para evitar danos, é importante fazer um teste um dia antes de aplicar os cílios postiços e verificar se você não irá desenvolver uma reação alérgica à cola. Basta aplicar um pouco do produto nas pálpebras e aguardar. Caso você sinta alguma irritação, passe um demaquilante e lave bem os olhos com água ou soro fisiológico. Você também não precisa desistir da ideia de usar o acessório por causa da cola, basta comparar diferentes marcas.

 

Na hora de aplicar os cílios, lave bem as mãos e use os dedos ou um aplicador de base redonda. Para retirar, nada de sair puxando! Apesar de ser um costume, o ato pode acabar prejudicando os cílios naturais, por isso, a melhor forma de tirar é aplicar demaquilante para soltar a cola aos poucos. Para evitar inflamações na raiz dos pelos, finalize lavando os olhos com água morna e um sabonete para rosto ou shampoo de bebê.

 

Outra dica bacana que vai inclusive te ajudar na hora de escolher qual o melhor cílio postiço, é optar pelos modelos nos quais os tufos são colocados um a um, ao invés de tiras. Isso porque eles são mais leves e a aplicação exerce menos pressão nos olhos. Evite também reutilizar peças, já que elas podem conter impurezas que podem causar inflamações.

 

Quem usa lentes de contato deve ter um cuidado extra com o acessório, já que a córnea fica menos sensível, fazendo com que seja difícil perceber irritações. Vale lembrar que a maquiagem deve ser aplicada e retirada sempre depois de colocar ou tirar as lentes para evitar o acúmulo de resíduos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *